Como é feita a detecção de fraudes?

Antes da Konduto, havia três maneiras principais de detectar fraudes de pagamentos no e-commerce: checagem de dados cadastrais, fingerprint (device ID) ou a utilização de um motor de regras. A nossa tecnologia une o que há de melhor nos três métodos descritos, mas acrescenta um diferencial de peso: a análise de comportamento do usuário que navega no site da loja virtual.

A partir do monitoramento do comportamento de navegação, conseguimos observar todo o processo de decisão de compra do cliente, do instante em que ele acessa o site pela primeira vez até o momento da conclusão da transação e do preenchimento dos dados no checkout. O nosso monitoramento consegue fazer essa análise também quando o internauta não se identifica.

Assim que o pedido é finalizado, o nosso sistema analisa não apenas o comportamento de navegação do cliente como vários outros fatores e faz uma recomendação em tempo real sobre aquela compra: se ela deve ser aprovada, negada ou revisada manualmente por um agente. A resposta da Konduto é dada em menos de 1 segundo, sem travar a operação do e-commerce.

Paralelamente, o nosso sistema conta com a tecnologia de machine learning e consegue aprender a partir da própria operação do e-commerce. Desta maneira, o algoritmo se adapta de maneira exclusiva a cada loja virtual, aprendendo cada vez mais sobre o comportamento de compra de cada tipo de cliente - e, com o passar do tempo, reduzindo cada vez mais os números de pedidos enviados para revisão.

A Konduto realiza a análise de risco automática, mas disponibiliza a revisão manual, com agentes que investigarão a procedência das transações marcadas como suspeitas pelo nosso sistema utilizando as diversas ferramentas disponíveis para confirmação de dados.