Por que fazer revisão manual?

Um pedido ser considerado suspeito pelo algoritmo não significa necessariamente que ele é fraudulento. O fato de cair na revisão manual quer dizer apenas que o algoritmo não considera que aquela transação deveria ser aprovada automaticamente, então pede que um humano veja aquela análise com mais cuidado.

A revisão manual é uma parte importante do processo de análise de risco. Com ela você examina os pedidos mais arriscados, sabendo que eles foram considerados suspeitos pelo algoritmo e tomando assim uma decisão bem-informada sobre aquelas vendas.

Há duas razões principais para não deixar a revisão manual de lado: uma Financeira e outra Operacional.

Melhorando o seu resultado financeiro

O algoritmo não é perfeito e ele pode considerar suspeitos alguns pedidos que na verdade são legítimos. Ao negar automaticamente todos os pedidos suspeitos você está abrindo mão de uma receita importante e há chances de aquele cliente não voltar mais à sua loja.

Por outro lado, aprovando pedidos cuja recomendação foi de revisar, você corre o risco de levar um chargeback. Afinal de contas, o algoritmo considerou aquele pedido suspeito, mas não estava seguro para rejeitá-lo imediatamente. 

Com a revisão manual você tem a chance de recuperar vendas que seriam perdidas, aumentando a sua receita, e também de rejeitar pedidos realmente fraudulentos, reduzindo a sua perda. É um processo que traz muitos benefícios para a loja, apesar de ser uma análise um pouco mais cara.

Mas veja por este lado: um pedido de R$ 1.000 foi marcado como suspeito e enviado para revisão manual, que custa R$ 3,80. Faz sentido a revisão nesse caso então?

Otimizando a sua operação

Quando o algoritmo envia um pedido para revisão manual ele está dizendo: "me ajude, eu não consegui decidir!". O sistema encaminha o pedido para que um agente especializado possa fazer uma análise minuciosa, já que o algoritmo não consegue tomar uma decisão definitiva sobre aprovar ou negar.

A grande vantagem operacional da revisão manual é que ela ensina o algoritmo. Ao receber o feedback do agente especializado, o algoritmo vai computar o resultado final, seja de aprovar ou negar, e aprender com isto. Quando chegar um pedido parecido no futuro ele terá uma ideia bem melhor do que fazer, pois a revisão manual o ensinou.

Logo, o ato de revisar manualmente os pedidos vai, ao longo do tempo, de fato reduzir a sua operação manual, pois o algoritmo foi treinado para lidar com aqueles casos que antes ele não conhecia.